Antonio Calcagnoto

Professor Antonio Calcagnoto

Mestre em Planejamento Estratégico e MBA em Finanças e Marketing. Já ocupou posições de destaques em importantes empresas, entre elas: Marcopolo S.A., Navistar International Trucks, Supermercados Calcagnotto S.A., Sistema Unimed, Sicredi e Todeschini, além de ter integrado o quadro diretivo, como diretor/conselheiro das seguintes entidades: AMCHAM, CDL, CICS (Caxias do Sul), Sistema FIERGS (mecatrônica), Sindilojas, ANFAVEA, AEA e SICREDI. Foi Diretor de Relações Institucionais da Renault do Brasil e da Nissan do Brasil, responsável pela estratégia de aproximação da marca com entidades e organismos públicos e privados, além de participar do trabalho transversal realizado por várias áreas da empresa para elevar a notoriedade da marca Renault no Brasil. Acumulou os cargos de Vice-Presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e Diretor da AEA (Associação de Engenharia Automotiva). Atualmente é responsável pela área de Assuntos Corporativos da Unilever Brasil, passando a ser responsável por toda a estratégia de comunicação interna e externa da companhia no país, além de ser o líder de uma das principais plataformas do grupo, a de Sustentabilidade. Acumula ainda a gestão da área de Relações Governamentais.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/0025167790242733

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.